O projeto “Protegendo as mulheres políticas da violência” tem por objetivo combater a violência política contra a mulher no presente e atuar para que ela não ocorra no futuro, trabalhando diretamente com mulheres de partidos políticos, para a elaboração coletiva de soluções que ajudem a prevenir e combater a prática. A sua execução enfoca no empoderamento de mulheres dentro da arena partidária, por meio da capacitação para que elas possam identificar a violência contra a mulher na política (VPM) e denunciar sua ocorrência, assim como se articular em ações internas de prevenção.
O Observatório da Violência Política Contra a Mulher é composto por diversas instituições, sendo elas: Transparência Eleitoral Brasil, Grupo LiderA (IDP) e Grupo Ágora (UFC). Trata-se de uma iniciativa pioneira no país e reconhecida no exterior, como a União Europeia e a Comissão Interamericana de Mulheres da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Para desenvolvimento do projeto foram realizados encontros, no formato de bootcamp, com mulheres de todos os partidos políticos, nas cinco regiões do país. Essa articulação, que tem abrangência nacional, é justamente para viabilizar a mobilização das mulheres de partidos e para elaboração em conjunto de estratégias de prevenção e combate à violência política contra a mulher. Esta publicação reúne todas as informações referente ao projeto e foi elaborada para inspirar novas iniciativas de diálogo entre partidos políticos e sociedade civil.