Publicações

Books in the library 📚

Nossas

Cartilla sobre la violencia política de género

La cartilla sobre violencia contra las mujeres en política , publicada en conjunto con el Informe 2020-2021 del Observatorio de Violencia Política Contra la Mujer, presenta, de forma sistematizada, los principales conceptos sobre el tema, más allá de ejemplos de agresiones, informaciones sobre la legislación brasileña, resultados de investigaciones empíricas e indicar canales de denúncias.

Leia mais »

Cartilha sobre violência política de gênero

A Cartilha sobre violência política de gênero, publicada em conjunto com o Relatório 2020-2021 do Observatório de Violência Política Contra a Mulher, apresenta, de forma sistematizada, os principais conceitos sobre o tema, além de trazer exemplos de agressões, informações sobre a legislação brasileira, resultados de levantamentos empíricos e apontar canais de denúncia.

Leia mais »

Relatório de violência política contra a mulher

O avanço das discussões sobre a necessidade de prevenção, combate e repressão da violência política contra a mulher, no Brasil, pressupõe a difusão para o grande público das especificidades desse modo de agressão e o levantamento de dados e experiências que possam contribuir para a compreensão da realidade nacional.

Leia mais »

Democracia em tempos de pandemia

A organização Transparência Eleitoral Brasil, que acompanhou a realização das eleições em cinco capitais brasileiras, divulga nesta quarta-feira, 03 de novembro, o Relatório Final com as conclusões sobre o pleito municipal de 2020. Trata-se da primeira missão de observação eleitoral realizada por uma entidade brasileira no país com a chancela do Tribunal Superior Eleitoral e seguindo uma recomendação da Organização dos Estados Americanos.

Leia mais »

Missões de Observação Eleitoral: Manual, princípios e código de conduta

Este Manual, com seus princípios e seu Código de Conduta, foi consolidado por meio de discussão interna e externa no contexto da Transparência Eleitoral Brasil, com atores dos pleitos e autoridades eleitorais, acadêmicos(as) e estudiosos(as) da área.

A experiência demonstrou que a busca por um manual que contivesse princípios
norteadores das Missões de Observação Eleitoral (MOEs), suas importâncias e consubstanciações ao longo das práticas, bem como a conformação nos moldes gerais atuais das MOEs, que abordassem seus objetivos, funcionamentos, a legitimação a elas dada, além de sua metodologia, seriam de suma importância para o fortalecimento do mecanismo de monitoramento eleitoral e, por via oblíqua, ao fortalecimento da democracia no Brasil.

Leia mais »

Relatório final Missão de Observação Eleitoral Nacional 2020

Desde as eleições locais para os cargos municipais até os pleitos parlamentares transnacionais – transições organizadas de poder ocorrem por todo o globo todos os dias. Como os desafios para os processos eleitorais se tornaram mais sofisticados, acelerados e também mais detalhados, as autoridades eleitorais são pressionadas a pensar de forma criativa. Nesse sentido, órgãos institucionais visionários buscam explorar soluções regulatórias para assuntos complexos referentes ao desenho do sistema eleitoral, introduzindo estruturas com capacidade de inovação, práticas de gestão, administração e colaboração, assim como visam proteger os benefícios da tecnologia de informação e comunicação (ITCs) enquanto limitam a sua exposição a riscos.

Leia mais »

Participação social para melhoria dos dados eleitorais abertos

Documento resultante da participação da Transparência Eleitoral Brasil na oficina de cocriação do 5° Plano de Ação Nacional, a convite da Controladoria Geral da União, no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), em setembro/2021. A OGP é uma iniciativa internacional, integrada por aproximadamente 80 países da qual o Brasil é membro-fundador, que tem o objetivo de incentivar globalmente iniciativas relacionadas à transparência pública, à participação social, à responsividade e à inovação. Cada país participante deve desenvolver um Plano de Ação em que especifica seus compromissos e delimita as estratégias e atividades para concretizá-los.

Leia mais »

Reforma Política – Propostas para o Congresso Nacional

O livro “Proposições para o Congresso Nacional: Reforma Política” é direcionado aos deputados, deputadas, senadores e senadoras, contando com artigos enxutos e propostas de especialistas sobre diversos assuntos que se relacionam com a reforma política, com o intuito de oferecer uma fonte especializada de consulta sobre questões que alcançam a democracia.

Leia mais »