A Transparência EleitoralBrasil, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar (PARLA), Grupo LiderA – IDP e Grupo Ágora – grupo de estudos em Direito Eleitoral e Político da Faculdade de Direito – UFC, compõem o projeto “Observatório de violência política contra a mulher”. Trata-se de um grupo de pesquisadoras e pesquisadores que tem como objeto central a compilação de informações e acompanhamento de ações de combate e prevenção da violência política contra a mulher em todas as fases de seu desempenho na política, englobando o momento anterior à decisão de se candidatar; durante a sua candidatura e a sua eleição, assim como sua atuação parlamentar, tendo como recorte territorial o Brasil.
As pesquisas são distribuídas por eixo:
1) Eixo jurídico-comparado;
2) Eixo de dados empíricos;
3) Eixo de acompanhamento de eleições;
4) Eixo de acompanhamento parlamentar;
5) Recomendações.
CampanhaViolência Política de Gênero Existe!
A campanha “ Violência Política de Gênero Existe!” é um conjunto de ações de vídeo que mostram diversas formas de manifestação da violência política de gênero. O conteúdo foi produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral em parceria com o Observatório da Violência Política contra a Mulher, composto pela Transparência Eleitoral Brasil, Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar (PARLA), Grupo LiderA/IDP e Grupo Ágora/UFC, em parceria com a Comissão Gestora de Política de Gênero do TSE e a Assessoria de Comunicação do Tribunal.
Veja os vídeos da campanha em suas edições:
Notícias sobre o Observatório de Violência Política contra a Mulher
Observatório vai propor medidas para combater violência de gênero na política. Fonte: Agência Câmara de Notícias Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/701426-observatorio-vai-propor-medidas-para-combater-violencia-de-genero-na-politica/